segunda-feira, 14 de maio de 2007

DA SEPARAÇÃO.



Pequena contribuição metodológica para partir com dignidade


“Tudo bem,
eu vou indo,
seguindo. . .
E você, como tem andado?
Nosso caso é passado. . .”
(Pedro C. Mariano).


“Nada do que foi será
de novo, do jeito que
já foi um dia,
Tudo passa,
Tudo sempre passará. . .”
(Lulu Santos)

“ . . . Eu tô de fora do
seu álbum de retrato”.
(Nando Reis)
“ O teu amor é uma mentira
que a minha vaidade quer”.
(Cazuza)

“Tola foi você,
ao me abandonar,
desprezando todo amor
que eu tinha a dar. . .”
(Ângela Rô Rô)


“Eu tive fora uns dias,
eu te odiei uns dias,
eu quis te matar. . .”
(Paralamas do Sucesso)


“Brigou comigo
e a solidão servirá
de lugar pra nós dois. . .”
(Djavan)


“. . . Sinto muito em
te dizer,
vê se tenta esquecer,
Dos momentos
Que passamos e
Juntinhos nos amamos,
Leve um beijo e
Adeus “.
(Tim Maia)

“Baby,
por tudo que é mais cruel
vou jurar.
Vou tentar dormir, sem
Pensar em você”.
(David Duarte).


SEPARAÇÃO segundo Aurélio Buarque de Hollanda

[Do lat. separatione.]
S. f.
1. Ato ou efeito de separar (-se).
2. Afastamento, apartamento, distância.
3. Rompimento da união matrimonial.

u Separação de corpos. Jur.

1. Medida preliminar das ações de nulidade ou anulação de casamento, e da ação de separação, pela qual um dos cônjuges deixa o domicílio conjugal.

Existem muitas designações, termos, acepções e conceitos da palavra separação. Aqui neste espaço, decidi escrever um pouco sobre tal palavra procurando ser o mais humilde e consciente possível, sem inflamações e “despautérios”.

Sei que o ato de separar-se é na maioria das vezes um ato de coragem, pois, quando duas pessoas viveram juntas e se amaram, uma passa a existir dentro do coração da outra. Separar quando se tem convicção de que chegou o momento, não é nada fácil. Pior se torna quando ainda existe admiração e amor pela outra pessoa.

Se a aproximação de duas pessoas necessita estabelecer-se com base na verdade, simplicidade e autenticidade, a separação precisa, mais do que tudo, de respeito, principalmente por parte de quem está decidido a sair da relação.

É importante rever e refletir a parcela que coube a cada um para que o relacionamento não desse certo, e verificar que planos se tinha em relação à vida afetiva. E muitas vezes não há culpados, mas chegou ao fim o trecho da vida que o casal tinha para compartilhar.

Uma pessoa saudável, honesta, íntegra, não gera motivos para que a outra a deixe, não procura articular situações para ser abandonada, mas assume a decisão de separar-se quando percebe que a relação não serve mais.

Quem está buscando crescer na vida, ao romper uma relação em que ainda é amado pela outra pessoa, não a joga fora como um invólucro descartável. Mantendo-se em sua decisão, usa ao mesmo tempo de compreensão e responsabilidade e procura, inclusive, ajudar quem está sendo abandonado. Afinal, a maior dor nesse momento está diretamente ligada à intensidade do amor que se dedica ao outro. E esse sentimento merece respeito e não deve ser tratado inescrupulosamente.

E para finalizar, pode-se dizer que a separação é uma alternativa sadia para uma relação que se esvazia, mas não deve ser uma postura de vida, que leva a pensar em ir embora a todo o momento em que surge uma nova dificuldade.

Um comentário:

Ludmila disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.