segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O BRASIL É TRI DO MUNDO!!


Negócio é o seguinte: Nunca tive o costume de postar os feitos, conquistas do Brasil em qualquer categoria esportiva, até porque este pequeno, singelo e humilde espaço não se propõe a concorrer com os "sítios eletrônicos" jornalísticos. Mas, após tantos anos, tantos livros, revistas lidas e menções a respeito de uma "era" de glórias que não se finda no voleibol masculino na direção de "Bernardinho"... Me vi quase que obrigado a creditar meu pequeno elogio e minha grande admiração ao "líder e seus comandados" na seleção brasileira masculina de vôlei.

Na foto acima (copiada da página esportiva da Globo na internet) com uma "nominação" extremamente feliz do editorial daquele veículo de comunicação, vejo jovens jogadores felizes e expressando um ar vitorioso que não cessa de existir... Até parece uma imagem repetida!! É como um filme ou slogan publicitário que se repete antes mesmo da gente começar a esquecer.

Me pego fazendo um pequeno exercício de memória e acabo por lembrar da transmissão fantástica do jogo se vôlei entre Brasil e a antiga União Soviética (URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) em 1983 pela televisão com a narração de Luciano do Vale e ouvindo a informação que 90.000 (noventa mil) pessoas estavam presentes no estádio do Maracanã. Nessa época, eu era doido para "roubar" a camisa azul marinho da seleção de voleibol que meu irmão tinha com a letras em amarelo que formavam o nome do BRASIL.

Passados vinte e tantos anos, vejo - não mais menino - que o vôlei passou a ser definitivamente o segundo esporte mais querido salve salve pelos brasileiros e a "era Bernardinho" marcou, aliás, CRAVOU, história.

O Brasil do vôlei conquista o terceiro título consecutivo mundial. Desta vez na Itália, apesar de todas as manipulações de cartolas italianos e imprensa do país da bota. Bernardinho marca mais uma vez outra página da história do vôlei mundial, sendo o único técnico a conseguir esta façanha.

O atacante Murilo foi eleito o melhor jogador do Campeonato Mundial masculino de vôlei em Roma e decidiu dividir com os outros jogadores a premiação, única dada para os atletas brasileiros.

O BRASIL conquistou sua primeira medalha de ouro olímpica nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 e em 2004, nas Olimpíadas de Atenas. No século XXI, a seleção brasileira vem se tornando hegemônica, ganhando 16 (dezesseis) dos 20 (vinte) torneios disputados e indo ao pódio mais 4 vezes.

Há pouco, no meio do ano de 2010, a Seleção Brasileira de Voleibol Masculino conquistou o Nono campeonato da Liga Mundial da FIVB (Federação Internacional de Vôlei): 1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010, se tornando a seleção de maior sucesso da história do mencionado campeonato. Atualmente ocupa o primeiro lugar geral do ranking da mesma FIVB.

Sob o comando do treinador Bernardinho, a seleção tornou-se praticamente invencível.

E que assim permaneça!!! Mas, nada é por acaso: TRABALHO, SERIEDADE, DISCIPLINA, RESPEITO, HUMILDADE, FÉ ATIVA.

Nenhum comentário: