terça-feira, 12 de outubro de 2010

A criatividade humana, a proteção intelectual e o desenvolvimento.


A criação humana é infindável. O processo de criar algo novo, coisa nova suscetível de utilização no cotidiano para melhoria prática da vida é algo quase que inexistente de adjetivação. Para o campo de estudo da Propriedade Intelectual trata-se de fundamental importância, obviamente, o processo criativo, a inovação. Por isso mesmo pode-se patentear aqueles produtos novos e os processos novos de criação, bem como, a aplicação nova de processos já conhecidos.

As inovações e avanços tecnológicos permitiram a chamada reprodução de produtos em série e a economia observou para a necessidade de proteção de direitos próprios, exclusivos sobre a materialização das ideias de produção e reprodução de bens, com a finalidade de incentivar a pessoa do criador, protegendo com isso o desenvolvimento do país como um todo. Não é à toa que a capacidade intelectual das pessoas, reflete muito no desenvolvimento de um país: Progresso social, econômico, político e cultural.

A todo instante e momento alguém tem ideias, cria. Lavando o arroz uma senhora inventou o coador deste alimento; na aula de violão o aluno acaba inventando uma nova música e arranjos para letras de poemas existentes; o arquiteto inventa novos tipos e modelos de cadeiras que revolucionam feiras de decoração de interiores; Engenheiros acabam inventando a utilização de novos materiais de construção a partir de garrafas Pet recicláveis; mochilas com rodinhas são inventadas para facilitar a vida de alunos que carregam livros pesados nas escolas; o mestre / professor acaba por criar uma música para facilitar ao aprendizado dos mesmos alunos em sala de aula.... Enfim, observamos que a criação intelectual pode resultar em bens úteis e criações de estética que podem ser aproveitadas economicamente.

As sacolas abaixo postadas - encontradas na "Globosfera virtual" / internet - refletem exatamente ao que dissemos nos parágrafos anteriores. O que podemos ver são modelos de utilidade (sacolas) devidamente "incrementadas" com criatividade por designers contendo imagens, mensagens e marcas que definitivamente mudam a visão e o uso da sacola. E estas criativas sacolas são perfeitamente passíveis de fabricação em série e, por conseguinte, perfeitamente protegidas pelas Leis atinentes à Propriedade Intelectual.












Nenhum comentário: