segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CEARÁ MUSIC, OS SANDUÍCHES E O DESCASO COM OS POLICIAIS


No Estado do Ceará, precisamente na cidade de Fortaleza, acontece um festival de música denominado de “Ceará Music”, onde diversas bandas ( a maioria pop-rock) se apresentam para milhares de pessoas que compram ingressos com valores bem distantes do nível financeiro-econômico da classe média cearense todos os anos em época dos meses de outubro ou novembro de cada ano.
Desde o ano d 2001, este festival se realiza no Hotel “Marina Park” que fica situado na costa praiana de Fortaleza em Bairro bem periférico e próximo de favelas com índices de violência urbana muito altos e em região de pouco infra-estrutura na capital cearense.
Porém, exatamente na época de realização do aludido festival – rico na diversidade de grupos, bandas, tribos, influências e ritmos – aquela região fica extremamente protegida por segurança privada e por policiais da Polícia Militar do Estado do Ceará com todo o aparato possível de imaginar.  As mais importantes bandas do cenário nacional fazem suas apresentações neste  evento que conta com vários ambientes abertos para aqueles que pagam os ingressos.
Exatamente neste ano de 2010, em época de eleições para o Executivo estadual e Federal, algumas análises fortes e profundas foram feitas a respeito da segurança pública no Estado do Ceará, chegando-se em constatação que o estado federado cearense está entre os primeiros com maior índice de criminalidade do Brasil, onde, inclusive, mais morrem adolescentes vítimas de armas de fogo.
Notadamente, muitas críticas foram feitas ao fraco policiamento na capital e no interior do Estado que conta com número insuficiente de policiais, além, da falta de treinamento necessário e correto aos novos policiais. Não obstante, algumas manifestações de protesto foram feitas por parte de familiares de policiais na imprensa escrita e falada que, alegam falta de intervalo de descanso justo aos mesmos, que vivem em extremo limite de trabalho.
Recentemente, pelo menos três policiais foram suspensos de suas atividades porque estavam dormindo dentro de viatura policial, quando, deveriam estar alertas. Isto foi devidamente alardeado com manchetes em letras garrafais e a imprensa televisiva mostrou com todo o destaque.  Porém, sobre o cotidiano dos referidos policiais nada foi explanado ou esclarecido em uma única linha sequer ou chamada em noticioso.
Pois bem. Para o referido Festival de música retromencionado (Ceará Music) foram designados 136 policiais militares à pé, motorizados e da Cavalaria, divididos em dois turnos. O reforço policial foi proposto nos três dias de festa, das 16h às 05h do dia posterior.  Tudo para intensificar a fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade e assegurar tranqüilidade aos que por ali estiverem (quem pode pagar). Sem mencionar os seguranças privados.
Diversas pessoas criticam esta atitude do Governo de Estado de assegurar segurança intensiva em evento de caráter eminentemente privado, quando não se observa um número igual de policiais em shows que ocorrem em outros eventos públicos ocorridos na capital cearense como, os shows no Parque ecológico do Cocó, onde ocorreram diversos arrastões por guangues que se instalaram na multidão e em ruas secundárias onde os shows ocorriam.
Pois bem 2: Ao abrir o Jornal de domingo (Dia 17/10/2010) na capital cearense, me deparei com uma notícia, no mínimo revoltante! Nada menos que:  “48 PMs passam mal após ingestão de lanches no Ceará Music”.
Pelo menos 48 (quarenta e oito) policiais militares receberam atendimento de emergência em Fortaleza após a ingestão de sanduíches que foram repassados e fornecidos  pela organização do mencionado evento Ceará Music. Ou seja, a organização do evento, no bom português coloquial, deu sanduíches estragados aos policiais que estavam trabalhando para assegurar tranqüilidade ao mesmo evento privado.
O chamado “incidente” ocorreu na madrugada do sábado (16) e teve Boletim de Ocorrência (B.O.) registrado no 34º (trigésimo quarto) Distrito Policial da cidade do Sol.
Em primeira investigação ficou constatado que os sanduíches fornecidos tinham data de março como vencimento. Estariam com validade vencida. Pelo que foi informado, outras caixas do alimento estão apreendidas na delegacia localizada no Centro.
De acordo com a direção do evento, foram distribuídos 2.530 mil sanduíches e apenas apontados problemas com policiais. Informaram ainda que estão entrando com um processo contra a empresa de fornecimento dos alimentos.
O coronel da PM/CE não soube informar exatamente quantos passaram mal.
Será que tal notícia terá destaque na imprensa falada e na TV??
Parafraseando o já não tão confiável jornalista Boris Casoy em chavão já conhecido nos telejornais: “ISTO É UMA VERGONHA!” É um absurdo sem precedentes.

Nenhum comentário: