sexta-feira, 1 de outubro de 2010

And the indicated to the Oscar award is...

E o indicado filme brasileiro para concorrer ao "OSCAR" será  "Lula, o Filho do Brasil" (Diretor : Fábio Barreto) de forma surpreendente e "coincidentemente" no mesmo período eleitoral brasileiro.

No dia 23 de setembro deste ano (2010), por unanimidade de um grupo de "jurados", o filme sobre a biografia do Presidente Lula foi escolhido para representar o Brasil em possível vaga na categoria de melhor filme estrangeiro do prêmio "Oscar" (versão 2011) da Academia Norte Americana de cinema, mundialmente conhecido.

A comissão de "jurados" foi formada por nove pessoas, sendo: Quatro da Academia brasileira de cinema, uma da "sociedade civil"(?), dois membros da Agência nacional de cinema (Ancine), dois indicados pela Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura e um último, indicado pelo gabinete do Ministro da Cultura. Uma comissão realmente "multidisciplinar" para não dizer o contrário.

Para a disputa de melhor filme estrangeiro (premiação do Oscar ocorre dia 27 de fevereiro de 2011), a obra cinematográfica brasileira disputará uma vaga com produções de outros 95 (noventa e cinco) países. Na data de 25 de janeiro de 2011 sairão os nomes indicados para a disputa final.

O secretário de audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil, Sr. Newton Canito, disse para imprensa em entrevista que por se tratar de um filme com apelo emocional e por tratar de um presidente da república que está mundialmente conhecido, o Brasil terá grande chance de concorrer na disputa final pelo prêmio, que, "aqui entre nós" - palavras do autor deste Blog - sempre foi conhecido por resultados de "cartas marcadas".

E de fato, o filme mostra um "LULA" "semideus", marcado por forte carga emotiva (Músicas em BG melancólicas, olhares sofridos, injustiças sociais, etc) e com uma linha de edição bem parecida ao estilo e nos moldes dos filmes melodramáticos norte americanos. Porém, não posso me furtar de parabenizar a interpretação de Glória Pires, de Melhem Cortez e do ator principal Rui Ricardo Diaz.

O esquisito disso tudo é que o Ministério da Cultura disponibilizou em seu "sítio cibernético" - a exemplo do que fez para propositura de mudanças na Lei 9610/98 (Dos Direitos Autorais) - uma enquete aberta aos brasileiros para votar / indicar - entre os dias 08 a 20 de setembro de 2010 - qual filme seria interessante para a disputa do "Oscar". E nesta enquete o Filme "Nosso Lar" (Diretor: Wagner de Assis), que trata da temática Reencarnação com base no Livro homônimo de Chico Xavier (Psicografado), ficou com 70% (setenta por cento)de votos do total dos 130.000 (cento e trinta mil) acessos / votos. O filme sobre Lula ficou com apenas 1% (um por cento) dos votos da dita enquete promovida pelo Ministério da Cultura, ficando atrás de obras cinematográficas outras como: "Chico Xavier", "O grão" e "Antes que o Mundo acabe". Eram 23 (vinte e três) produções nacionais que competiam pela vaga.

Interessante dizer que o filme sobre o Presidente foi um verdadeiro fiasco sobre o ponto de vista econômico (leia-se Bilheteria). Porém, foi um dos filmes mais caros de toda a história do cinema brasileiro com financiamento de toda ordem. "Nunca na história desse país" tantas empresas ajudaram no financiamento deste filme sobre a biografia do Presidente do Brasil. Sem mencionar outro dado muito interessante que é a contemplação quase que sistemática da família dos "Barreto" de incentivos legais e governamentais na construção de suas obras cinematográficas. 

O ministério da Cultura já havia informado que a enquete seria um mero indicativo e que o processo de escolha sempre foi feito por um colegiado "especialista". Até aí tudo bem, porém, para tomar determinados outros posicionamentos o mesmo MINC brasileiro diz adotar posturas políticas e diretrizes para a cultura brasileira através de enquetes disponibilizadas no mesmo "sítio cibernético", como foi o caso, por exemplo, do processo de discussão para o novo projeto da Lei 9610/98. Horroroso, por sinal.

Mas, o "rolo compressor" Lula continua firme, forte e avante!!

Aproveitando e imitando-o - quando se vale de exemplos futebolísticos para explicar a economia brasileira - na maneira de ponderar-se, digo: Lula "tá batendo escanteio e correndo pra cabecear a bola!".

Ligação com os "aloprados" do "mensalão", defesa de Ahmadinejad (Presidente do Irã) em marcha contrária ao Bloco Ocidental; sendo "o cara" (apelido recebido por Barack Obama), nomeando parentes e aderentes de ministros nos altos escalões de seu Governo, aumento o programa Bolsa Família (anteriormente apelidado por ele como programa covarde e alienante na época do Governo FHC); Participando de forma ilegal (de todas as formas e maneiras) na campanha eleitoral em prol de Dilma; Fazendo com que saia dos cofres públicos o financiamento do estádio de futebol do Corinthians; nomeando ex-advogado do PT como Ministro do Supremo Tribunal Federal... Enfim! E agora, divulgado como o "santo homem" "pobre", que virou Presidente de um país ainda espoliado.

Trailers dos filmes "Nosso Lar" e "Lula - O Filho do Brasil", abaixo.







Nenhum comentário: