sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Entrevista com "Tiririca" e reflexão.



Parte da entrevista com o candidato a deputado Federal “TIRIRICA” .

24/08/2010 - 03h00 / Por FERNANDO GALLO - DE SÃO PAULO

'Não é piada, é a realidade', diz Tiririca sobre slogan de campanha

Francisco Everaldo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca, 45, provoca risos e indignação desde que a campanha eleitoral começou na TV. Com o slogan "Vote Tiririca, pior que tá, não fica", ele vai às urnas para tentar uma vaga como deputado federal pelo Estado de São Paulo. É a grande aposta do PR no pleito, tanto que ganhou a legenda de mais fácil memorização: 2222.

Folha - Por que você decidiu se candidatar?
Tiririca - Eu recebi o convite há um ano. Conversei com minha mãe, ela me aconselhou a entrar porque daria pra ajudar as pessoas mais necessitadas. Eu tô entrando de cabeça.

De quem veio o convite?
Do PR.

(...)

Mas tem algum projeto concreto que você queira levar para a Câmara?
De cabeça, assim, não dá pra falar. Mas como tem uma equipe trabalhando por trás, a gente tem os projetos que tão elaborados, tá tudo beleza. Eu quero ajudar muito o lance dos nordestinos.

O que você poderia fazer pelos nordestinos?
Acabar com a discriminação, que é muito grande. Eu sei que o lance da constituição civil, lei trabalhista... A gente tem uma porrada de coisa que... de cabeça assim é complicado pra te falar. Mas tá tudo no papel, e tá beleza. Tenho certeza de que vai dar certo.

Quem financia a sua campanha? Então... o partido entrou com essa ajuda aí... e eu achei legal.

Você tem ideia de quanto custa a campanha?
Cara, não tá sendo barata.

Mas você não tem ideia?
Não tenho ideia, não.

Na propaganda eleitoral você diz que não sabe o que faz um deputado. É verdade ou é piada?
Como é o Tiririca, é uma piada, né, cara? 'Também não sei, mas vote em mim que eu vou dizer'. Tipo assim. Eu fiz mais na piada, mais no coisa... porque é esse lance mesmo do Tiririca.

Mas o Francisco sabe o que faz um deputado? Com certeza, bicho. Entrei nessa, estudei para esse lance, conversei muito com a minha mãe. Eu sei que elabora as leis e faz vários projetos acontecer, né?

O que você conhece sobre a atividade de deputado? Pra te falar a verdade, não conheço nada. Mas tando lá vou passar a conhecer.

Até agora você não sabe nada sobre a Câmara? Não, nada.

(...)

Por que seu slogan é 'pior que tá, não fica? Eu acho que pior que tá, não vai ficar. Não tem condições. Vamos ver se, com os artistas entrando, vai dar uma mudança. Se Deus quiser, pra melhor.

Esse slogan é um deboche, uma piada? Não. É a realidade. Pior do que tá não fica.

Você pretende se vestir de Tiririca na Câmara?
Não, de maneira alguma.

Quem é o seu espelho na política?
Pra te falar a verdade, não tenho. Respeito muito o Lula pelo que ele fez pelo nosso país. Ele pegou o país arrasado e melhorou pra caramba.

Fora ele...

Quem ele indicar, eu acredito muito. Vai continuar o trabalho que ele deixou aí.

Então você vota na Dilma.
Com certeza. A gente vai apoiar a Dilma. Ele tá apoiando e a gente vai nessa.

(...)

Em quem votou para deputado na última eleição? Pra te falar a verdade, eu nunca votei. Sempre justifiquei meu voto...


Fim.


Invariavelmente, muitos nordestinos, de fato, sofrem muito com certo preconceito na Região Sudeste.... De certa forma, passei um pouco por isso no começo da minha residência em SAMPA.. Por lá fiquei por quase 07 (sete) anos de minha vida.

Fiz diversos amigos, aprendi o ritmo da cidade, me empolguei, passei a enxergar o verde no cinza e constatar a miscelânia cultural, a pletora de contatos e conhecimentos.

Gostei e passei a admirar muito esta fantástica capital cosmopolita.

Observando bem a figura deste "humorista"cearense - o conheci em circo de lona montado em Bairro periférico (Ellery) de Fortaleza - e agora candidato... Constato, que...Assim como existe um mundo ENORME de contatos, conhecimentos e possibilidades... São Paulo traz consigo um mundo alienado e do senso comum... São Paulo é o retrato Digital em tela LED do BRASIL.

 

O resultado disso: Tiririca eleito, parte da classe média atribuindo "culpa" aos nordestinos que "enchem esta cidade" (eu ouvia isso nos bares e conduções), parlamento lotado de "figuras" descompromissadas, continuísmo petista do Bolsa família, empobrecimento de debate, inúmeras Leis inconstitucionais elaboradas, esquemas, clientelismo, enfim.....

Mas, que este meu pequeno "extravasar" não seja ou sirva de defesa para a suposta "oposição PSDBISTA"...

A "Culpa" também é TODA deles!!!

A "culpa" é nossa... Mas, o consolo consiste em saber que a Lei (do Mundo) é de progresso constante.


Como diria Millôr: "O problema nunca foi de esquerda ou de direita. O problema é que poucos estão sempre no poder e muitos por baixo"...

Ou ... "Olhando pra esquerda ou olhando pra direita, estamos dentro do palíndromo da corrupção".


"Viva Zapata, Viva Sandino, Antônio Conselheiro..."

Nenhum comentário: