sexta-feira, 19 de setembro de 2008

FILMES INDICADOS - LISTA 1

DOM HELDER CÂMARA – O SANTO REBELDE

Figura importante no combate contra a ditadura militar, Dom Hélder Câmara teve papel decisivo na política da época. Incomodou tanto que o poder público proibiu manifestações de apoio ao religioso na década de 70. Grande nome na ala progressista da Igreja Católica, foi ele que criou a Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB). Foi nomeado arcebispo de Recife e Olinda em 1964 e pregava que a igreja deveria ser mais próxima do povo e a favor dos excluídos.

Falecido em 1999, ele deixou um legado e muitos admiradores. O documentário Dom Hélder Câmara - O Santo Rebelde traz aos cinemas um pouco da mensagem que ele pregava para a humanindade. Com imagens muito raras retiradas de arquivos nacionais e internacionais, o longa revela ao público como foi a vida deste homem e tudo em que acreditava. O filme conta ainda com depoimentos de Leonardo Boff, Dom Marcelo Carvalheira, Dom José Maria Pires (dom Pelé), Dom Mauro Morelli, Lucinha Moreira, entre outros. O autor do livro que inspirou a cineasta Érika Bauer a produzir o filme, Padre Reginaldo, também fala para as câmeras.

AMADEUS

O diretor Milos Forman (Um Estranho no Ninho) leva às telas a obra e vida de Mozart, o famoso gênio da música clássica. Com F. Murray Abraham e Tom Hulce. Vencedor de 8 Oscars.

Título Original: Amadeus
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 158 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1984

Sinopse
Após tentar se suicidar, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.

Premiações
- Ganhou 8 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (F. Murray Abraham), Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado. Recebeu ainda outras 3 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Ator (Tom Hulce), Melhor Fotografia e Melhor Edição.

- Ganhou 4 Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (F. Murray Abrahams) e Melhor Roteiro. Recebeu ainda outras duas indicações, nas seguintes categorias: Melhor Ator - Drama (Tom Hulce) e Melhor Ator Coadjuvante (Jeffrey Jones).

- Ganhou 4 BAFTAs, nas seguintes categorias: Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Maquiagem e Melhor Som. Foi ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (F. Murray Abraham), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino e Melhor Direção de Produção.

- Ganhou o César de Melhor Filme Estrangeiro.

- Ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Contribuição Artística no Festival Internacional de Flanders.

Curiosidades
- O ator Mel Gibson chegou a fazer testes para interpretar Mozart em Amadeus.

- O nome Amadeus, que é o nome do meio de Mozart, significa "Amado de Deus". A escolha desta palavra como sendo o título do filme se deve à uma correlação feita com a convicção de Salieri de que Mozart era abençoado por Deus ao compôr suas músicas.

- Vários acontecimentos da vida real de Mozart foram incluídos no roteiro de Amadeus, como seu encontro quando criança com Maria Antonieta.

- Todo o filme foi rodado sob luz natural.

ALTA FIDELIDADE

O diretor Stephen Frears (Terra de Paixões) leva às telas uma comédia envolvendo a paixão de três aficcionados por música e suas conquistas amorosas. Com John Cusack, Joan Cusack, Catherine Zeta-Jones e Tim Robbins.

Título Original: High Fidelity
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 107 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2000

Sinopse
Rob Gordon (John Cusack) é o dono de uma loja de música à beira da falência, que apenas vende discos em vinil. Azarado no amor e ao mesmo tempo uma enciclopédia ambulante sobre música pop, os caminhos da vida terminam por levá-lo a analisar suas escolhas e prioridades, fazendo com que alcance a maioridade.


CARTEIRO E O POETA
Sinopse
Por razões políticas o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá um desempregado (Massimo Troisi) quase analfabetoé contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade.

Numa remota ilha do Mediterrâneo, um carteiro recebe a ajuda do poeta Pablo Neruda a fim de conquistar o amor de sua vida. Com Massimo Troisi e Philippe Noiret. Vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora - Drama.

Premiações
- Ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora - Drama, além de ter sido indicado em outras 4 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Massimo Troisi) e Melhor Roteiro Adaptado.

- Ganhou 3 prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Diretor, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Trilha Sonora. Foi ainda indicado em outras duas categorias: Melhor Ator (Massimo Troisi) e Melhor Roteiro Adaptado.

- Ganhou o Prêmio do Público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Curiosidades
- O ator e roteirista Massimo Troisi morreu de ataque cardíaco apenas um dia após a conclusão das filmagens de O Carteiro e o Poeta.

CINEMA PARADISO

Um cineasta de sucesso retorna à sua cidade-natal quando é avisado da morte de um grande amigo de seu passado, que o ajudou a se apaixonar pelo cinema. Dirigido por Giuseppe Tornatore (Malena). Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Título Original: Nuovo Cinema Paradiso
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 123 minutos
Ano de Lançamento (Itália): 1988
Sinopse

Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas parelamente tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança, quando agora Toto (Jacques Perrin) cresceu e se tornou um cineasta de sucesso, que recorda-se da sua infância quando recebe a notícia de que Alfredo tinha falecido.

Premiações
- Ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

- Ganhou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, empatado com Linda Demais Para Você.

- Ganhou o prêmio de Melhor Pôster no César.

UM CONVIDADO BEM TRAPALHÃO, Blake Edwards
Clássico da década de 60, estrelado por Pe-ter Sellers. Pastelão dos melhores, traz o as-tro no papel de um ator indiano que cai de pára-quedas em uma festa em Los Angeles e comete uma sucessão de gafes e acidentes hilários. É a melhor comédia em termos de sutileza, figurinos, cenário... E Peter Sellers, o melhor de tudo. Humor de fino trato.

Fred Clutterbuck, um magnata de Hollywood, vai dar uma festa, mas não uma simples festa. Todo mundo, absolutamente todo mundo importante vai estar lá - modelos deslumbrantes, encantadoras estrelas, poderosos produtores, até um filhote de elefante! Mas, por uma falha de convite, Hrundi V. Bakshi (Peter Sellers), um ator hindu com uma queda por desastres, também estará lá.

CONTOS DE NOVA YORK,
Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Woody Allen
Em três pequenos filmes, os diretores contam histórias de nova-iorquinos comuns, num panorama da Big Apple. O episódio de Allen, responsável pela história cômica, foi o que mais agradou ao público, embora a tensão das cenas de Scorsese e a beleza do conto-de-fadas de Coppola também sejam marcantes.

'Contos de Nova York' é uma colaboração criativa de três dos diretores mais importantes da América, Martin Scorsese ('A Cor do Dinheiro'), Francis Coppola ('O Poderoso Chefão') e Woody Allen ('Hannah e suas Irmãs). Nick Nolte estrela esta história apaixonante sobre um pintor de renome mundial dividido entre a paixão pela arte e a atração por sua assistente (Rosanna Arquette). Dirigido por Martin Scorsese./ Talia Shire e Giancarlo Giannini estrelam esta fantasia como os pais de Zoe, uma menina de 12 anos bastante madura, que confere encanto e magia à vida em Nova York. Dirigido por Francis Coppola./ Woody Allen dirige e estrela esta comédia no papel de um advogado neurótico que não consegue livrar-se da mulher que mais influencia sua vida - sua própria mãe (Mae Questal). Mia Farrow e Julie Kavner interpretam as 'outras' que complicam ainda mais sua situação.
Título original: NEW YORK STORIES
Mídia: DVD
Ano de produção: 1989

Um comentário:

Ana Léa disse...

boa pedida! vou colocar na lista!

Ainda estou ansiosa para ver Ensaio sobre a cegueira!

Adoro filmes.
Adoro Cinema.

;)