quinta-feira, 3 de novembro de 2011




O veneno está na mesa” é um documentário do cineasta Sílvio Tendler que traz à tona a discussão sobre o modelo de produção de alimentos no Brasil. A obra audiovisual mostra os danos gerados pelo uso de agrotóxicos à saúde da população e ao meio ambiente.
Alerta fortemente para o fato de que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, discute como o modelo de desenvolvimento que tem sido adotado no país beneficiando grandes empresas transnacionais, como a Monsanto, Syngenta, Bayer, Dow, DuPont, dentre outras, em detrimento da agricultura familiar.
Muitas destas empresas multinacionais de fruticultura usam intensamente esses químicos de toda forma, inclusive através da pulverização aérea.
Sinopses:
“O veneno está na mesa”
" O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. Por isso, a idéia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.

A película também traz dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que mostram que, em 2009, 30% de cerca de 3 mil produtos analisados traziam níveis acima dos toleráveis de agrotóxicos.

Nenhum comentário: