segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Uma tímida reflexão e desejo de Felicidade para 2.009!




* Obs: Trata-se de um artigo até longo pelos padrões “internéticos”. Portanto, leiam com calma quando puderem e se quiserem, mas é de mente e coração. Não se trata de “corrente”, nem de piada ou de aviso de um novo “vírus” na “Web”.


“Lá vai ele!!! Correndo, correndo, sem parar...
De pés descalços, camisa de futebol já velhinha e bem puída,
Calção da marca “Elite” com as tarjas laterais já desgastadas...
E seu cabelo liso em corte de “cuia” no melhor estilo “Channel” que as mães costumavam fazer com os filhos na década de 70 (setenta).

Aquele menino subia nos muros das casas, nas árvores (pés de castanholas, azeitonas pretas, mangueiras, pés de jambo, Graviola, goiabeiras), jogava futebol em terreno baldio com a petizada do bairro, tomava banho de chuva embaixo das bicas das casas grandes de esquina, andava de bicicleta (Caloi dobrável vermelha) no meio das ruas ainda sem o asfalto, implicava com os cachorros atrás dos portões de ferro e demorava muito para fazer as tarefas do colégio... E só assim fazendo após “ameaças severas” da mãe que dizia: “Se não fizer o dever de casa, não vai assistir ao Sítio do Pica-Pau Amarelo ao final da tarde!!” Aquilo, de fato, era ameaçador!!! Era um prenúncio de tragédia!!! O sentimento e as viagens (conscientes e inconscientes) que este menino fazia ao assistir o “Sítio” sentado ao sofá diante da tv, tomando bananada com Nescau e comendo “cream cracker” era algo muito mais que transcendental!! Um compromisso inadiável com a leveza d’alma!! Um estágio para a Felicidade!”

Este menino hoje conta com seus trinta e poucos anos de idade e volta e meia busca puxar pela memória este sentimento e sensação gostosa que transcende o sensorial e a leveza... A busca pela felicidade!

Nestes tempos (final de ano) de rememorar os bons sentimentos, os bons presságios, a alegria de viver, de reflexão do que fizemos e ainda temos por fazer..... Somos “bombardeados” pelas mensagens publicitárias que “casam” o consumo extremo com a Felicidade.
“O que faz você feliz?”

Refletindo isso, pensei em escrever uma mensagem aos meus (minhas) querido(a)s amigo(a)s sobre o fim de mais um ciclo e o desejo de renascer, reencarnar, crescer intelectual, moral e espiritualmente.

Escrever algo que despertasse uma fagulha que fosse de felicidade. Aí pensei: O que vem a ser a Felicidade? Coincidentemente, me deparei com leitura do Livro “A felicidade desesperadamente” do Filósofo moderno francês Comte Sponville.

E justamente, neste sentido e após leitura acurada, desejei e desejo falar do sentimento mais amplo que o sentimento da banalidade e da evidência dos “slogans” publicitários.

Pascal afirmou: “Todos os homens procuram ser felizes; isso não tem exceção... E esse o motivo de todas as ações de todos os homens, inclusive dos que vão se enforcar...”. Não desejo aqui fazer um verdadeiro tratado sobre a felicidade e nem utilizar de axiomas vulgares e frágeis. Historicamente, desde a Grécia antiga, todos sabem que a felicidade faz parte dos objetos privilegiados da reflexão filosófica, que é até um dos mais importantes e dos mais constantes. Sócrates ou Platão, Aristóteles ou Epicuro, Spinoza ou Kant, Diderot, etc. O que pretendo é reatar com a velha questão grega e filosófica, a questão da felicidade, da vida boa, da sabedoria.

Penso, influenciado por Comte Sponville, que a resposta que Epicuro estava correto ao dizer: “A filosofia é uma atividade que, por discursos e raciocínios, nos proporciona uma vida feliz”. “Atividade”, “discursos e raciocínios” e “Vida Feliz”! Portanto, ser feliz é pensar, racionalizar, é buscar ser ativo naquilo que faz e arcar com as conseqüências disso.

A felicidade que queremos e almejamos é a felicidade que os gregos chamavam de sabedoria, aquela que é a meta da filosofia, “é uma felicidade que não se obtém por meio de drogas, mentiras, ilusões, diversão efêmeras”... É a felicidade que se obteria em certa relação com a verdade: Uma verdadeira felicidade ou uma felicidade verdadeira. Ser feliz é uma meta, mas, não é uma norma imperativa!

Viver a verdade é o que vale! “Mais vale uma verdadeira tristeza do que uma falsa alegria!” E nisso, nem todos estarão de acordo. Sem dúvida alguma, inúmeras pessoas, ao lerem este pobre artigo, estarão se dizendo que, pensando bem, entre uma verdadeira tristeza e uma falsa alegria, vocês prefeririam a falsa alegria... “Vários, mas não todos”.

“O essencial é não mentir, e antes de qualquer coisa não se mentir. Não se mentir sobre a vida, sobre nós mesmos, sobre a felicidade”.

Vivamos!!

Desejo aos meus(minhas) amigo(a)s todo o sentimento de Felicidade verdadeira! Sentimento de busca com fé na vida, fé no que virá e refletindo em valores certos e calcados em senso crítico!
Que Cristo, Buda, Krishna e os espíritos de luz nos ilumine sempre para o caminho Bem! Que vivamos longe do individualismo globalizado e saibamos confraternizar!!

Um beijo grande em todos!! Feliz ano de 2.009!

Salve o Tricolor Paulista...Amado clube brasileiro..

1977

1986

1991

2006
2007

2008








O São Paulo se firma cada vez mais como o maior vencedor do futebol brasileiro, único, também, tricampeão da Taça Libertadores da América e Mundial.E é o mais jovem dos grandes clubes do país, todos perto ou com mais de 100 anos, enquanto o tricolor completará 75 (setenta e cinco) anos em 2010(dois mil e dez).

Total de pontos ganhos em pontos corridos desde 2003:
1. São Paulo - 448 pontos2. Santos - 406 pontos
3. Cruzeiro - 396 pontos
4. Inter - 394 pontos
5. Goiás - 364 pontos
6. Atlético/PR - 355 pontos
7. Flamengo - 352 pontos
8. Fluminense - 338 pontos
9. Figueirense - 335 pontos
10. Vasco - 317 pontos


Títulos Internacionais

:: Títulos


Títulos Nacionais

:: Títulos
Vamos São Paulo, Vamos São Paulo,
Vamos ser Campeão!!"

Para Maria Laura! Emprestado do Mário Quintana.


AS MENINAZINHAS
"Queridas unhinhas róseas...bocas
de úmida, fresca avidez,
de onde todas as notas loucas,
querem fugir de uma só vez...
Olhinhos de água tão pura
que nada há que os espante...
Sensível narina aflante...
Inquieta mão que procura..
Indeciso quadril, mas já
com aquele femíneo encanto...
Sobrancelhinhas: Um veludo...
Orelhas, dedinhos...Ah,
nem queiras saber tudo quanto
elas prometem à vida...
(Mário Quintana)
*Um feliz Aniversário para a sobrinha Maria Laura!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Majestoso Edward Hopper!

Edward Hopper Anoitecer em Cape Cod 1939 Óleo sobre tela

Edward Hopper
Cape Code Afternoon
1936

Edward Hopper Summer Evening

Sun in an Empty Room (1963). Private Collection.

Edward Hopper, “Rooms by the Sea”, 1951, Oil on Canvas, 29×40″Yale University Art Gallery
Edward Hopper, Morning Sun.

Edward Hopper - Cape Cod Morning 1950© National Museum of American Art, Smithsonian Institution, Washington DC; Gift from the Sara Roby Foundation Oil on canvas87 x 101.9 cm

Office at Night (1940). Walker Art Center, Minneapolis, Minnesota.



Sunlight in CafeteriaEdward Hopper

Edward Hooper. "Excursion into Philosophy"


Nighthawks (1942). The Art Institute of Chicago.


Lembro-me muito bem!!! A primeira vez que vi a reprodução de “Cape Code Morning” (Cape Code pela manhã) de Edward Hopper ao folhear um livro sobre História da Arte fiquei completamente intrigado, “mexido” internamente, absorto, “perturbado” no melhor sentido que por acaso existir da palavra e me peguei a “viajar” naquela cena onde uma mulher comum, dona de casa com seu vestido laranja, se apóia sobre um móvel de madeira à beira da janela grande ou sacada tomada de vidro e lança seu olhar sobre aquele campo, mato, paisagem tomada de um dia ensolarado e alegre que invade toda a casa e o limite onde a vista pode alcançar...... Me peguei e ainda me pego percorrendo o olhar daquela mulher e imaginando a paisagem à sua frente com pequenas aves e um mar lááá.. ao longe.

Daí para frente não consegui parar de invadir e apurar meu olhar sobre o olhar de Edward Hopper.

Edward Hopper retratava paisagens comuns e típicas do cotidiano Norte-Americano dando ênfase em cores fortes e personagens que em determinados momentos aparentam fortaleza, alegria e em outros instantes, parecem frios, calados e até tomados de solidão interior.

Seus quadros que descrevem meticulosamente a arquitetura americana (fachadas de lojas, lanchonetes, postos de gasolina, campos típicos do interior norte americano) expressam uma dicotomia: Alegria e solidão. Personagens que não se interagem por completo, passageiros que não se comunicam, mulheres com semblantes pensativos. Edward Hopper mostrava o vazio por trás da agitação.

Edward Hopper é considerado um dos maiores pintores realistas do Século XX. Nasceu em 22 de Julho de 1882, na cidade de Nyack-NY, Estados Unidos. Começou sua carreira como ilustrador e em 1899 deciciu ser um artista. Estudou na Escola Nova Iorquina de Ilustração a pedido de seus pais, porém em 1900 transferiu-se para a Escola Nova Iorquina de Arte onde começou a realizar os seus sonhos artísticos. Foi influenciado por Robert Henri (pai do Realismo americano). Quando terminou a Escola de Arte foi para a Europa com sua família. Em 1920 realiza sua primeira exposição individual nos Estados Unidos da América. Em 1929 suas obras entraram para o acervo do Museu de Arte Moderna em Nova Iorque e em 1950 o mesmo Museu reuniu várias de suas obras para uma grande exposição.

Em 1967, Edwar Hopper faleceu deixando para Norte Americanos e para o mundo uma maravilhosa coleção de retratos, paisagens e principalmente a retratação do sentimento norte americano no período pós segunda guerra mundial. Hopper retratou o cotidiano e os costumes, bem como, a paisagem da época.

A exploração dos efeitos das sombras e efeitos de luz estão mais do que presentes em todas as suas telas. Valorizou a arquitetura de uma época, carregou nas cores fortes e vivas contrariando os sentimentos de alguns dos personagens retratados nas telas; valorizou o paisagismo nos lindos campos verdes, amarelos e o relevo das pradarias americanas serviu como fonte de inspiração para o artista. Edward Hopper retratou mulheres ricas/abastadas, mulheres comuns e solitárias, agricultores, frentistas de postos à beira de estradas, campos de trigo, penhascos verdejantes, ventos fortes e intensos, ruas vazias, luzes do sol e luzes da noite (dos bares, dos cafés, das lanchonetes, dos teatros e dos quartos e escritórios).

Em suas pinturas, Hopper prestou especial atenção ao desenho geométrico e ao cuidadoso posicionamento das figuras humanas em bom equilíbrio com seu ambiente. O uso efetivo de luz e sombra para criar humor também é nítido em suas obras. O uso de efeitos de luz e sombra foi comparado com a cinematografia de filme noir francês.

A maior parte destas pinturas retrata uma luz forte e tempo bom. E sem dúvida, além de influenciar diversos cineastas (Alfred Hitchcock, por exemplo), Edward Hopper influenciou o mundo da arte e da cultura pop norte americana e ocidental.

Sua esposa, que faleceu 10 meses depois, deixou em testamento a coleção conjunta de mais de 3000 obras para o Museu Whitney de Arte Americana. Pinturas de Hopper também estão presentes no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, “The Des Moines Art Center, e do Art Institute of Chicago”.